Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é uma publicação quadrimestral editada pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Trata-se de um periódico científico de alcance internacional, cujo objetivo principal é promover a difusão, democratização e o fortalecimento da escola do pensamento comunicacional latino-americano. Também é seu propósito ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica mundial e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade no continente.

Dirigido a pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais do campo da Comunicação, este periódico acolhe, em fluxo contínuo, trabalhos originais e inéditos que abordem temas relevantes e abrangentes no contexto latino-americano, em autoria individual ou coletiva, escritos em português, espanhol ou inglês. A revista apenas publica textos de autoria individual escritos por doutores. No caso de autoria coletiva, ao menos um dos coautores deve ser doutor.

Somente serão publicadas as produções redigidas, rigorosamente, em conformidade com as normas presentes na revista (Diretrizes para Autores) e que tenham sido aprovadas pelo conselho editorial. O periódico está indexado nas bases de dados Directory of Open Access Journals e Latindex.

Os trabalhos submetidos à revista podem pertencer a qualquer uma das categorias listadas a seguir:

Artigos: reflexões de pesquisadores latino-americanos, artigos especiais, análises, reflexões e conclusões sobre temas acadêmicos ou profissionais; descrição de pesquisas, metodologia, análise de resultados e conclusões no âmbito dos estudos de Comunicação. Todos os textos publicados devem referir-se à área de Ciências da Comunicação.

Entrevistas: discussões com personalidades de interesse para a pesquisa em Comunicação na América Latina.

Resenha: reflexões sobre obras do campo da Comunicação publicadas nos últimos 24 meses.

Estudos: relatos institucionais vindos de programas e cursos de pós-graduação da área de Ciências da Comunicação, bem como de grupos e centros de pesquisa institucionais que abordem as suas constituições históricas, suas linhas e áreas de pesquisa e suas formas de atuação no contexto local, nacional e internacional no campo da Comunicação.

 
 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos livres / Artículos libres

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos / Estudios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas / Reseñas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Desde que enquadrados no Foco e Escopo do periódico e desde que sigam as normas gerais e específicas para a submissão online, as colaborações recebidas participarão de processo de avaliação com análise e julgamento. Primeiramente os editores e a equipe editorial verificam se os textos cumprem com os critérios formais instituídos pelas normas da revista.

Em seguida, os trabalhos, sem quaisquer identificações de autoria, são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, que pode ser do Conselho Editorial, ou ainda por assessor ad hoc.

 
 
 

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não cobramos taxas de submissão e publicação em nossa revista.