A práxis na atuação da ULEPICC-Brasil no Brasil pós-golpe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i43.1008

Palavras-chave:

Ulepicc-Brasil, Economia Política da Comunicação, Disputa teórico-epistemológica, Crise do Capitalismo

Resumo

Este artigo busca apresentar a importância da Ulepicc-Brasil (seção Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura), estruturante de um subcampo científico de perfil crítico e contra-hegemônico na Comunicação, a partir de 2016, contexto demarcado pela crise do modelo democrático brasileiro e de ataques ao ensino e à pesquisa universitárias. Utiliza-se de investigação qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica e documental, para descrição e análise das atividades desenvolvidas pela entidade. As quatro gestões do período seguem um mesmo projeto político-acadêmico.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Unesp. Bacharel e Mestre em Comunicação pela UnB. Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa Cubo - Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo. Ex-presidente da Ulepicc-Brasil de 2020 a 2022.

Verlane Aragão Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal de Paraná (UFPR). Vice-líder do grupo de pesquisa Observatório de Economia e Comunicação (Obscom-Cepos/CNPq). Presidenta da Ulepicc-Brasil (2022-2024).

Downloads

Publicado

15.11.2023 — Atualizado em 16.11.2023

Versões

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, A. D.; DOURADO BASTOS, M.; ARAGÃO SANTOS, V. A práxis na atuação da ULEPICC-Brasil no Brasil pós-golpe. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i43.1008. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1008. Acesso em: 28 abr. 2024.