Apuração e curadoria no radiojornalismo local

um estudo sobre os gatewatchers na rádio Super Najuá FM

Autores

  • Karin Konzen Franco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fabiana Piccinin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1054

Palavras-chave:

Gatewatching, Radiojornalismo local, Apuração Jornalística, Curadoria

Resumo

O artigo discute, a partir da teoria de Gatewatching, de Bruns (2005; 2011), os processos de curadoria de informações dentro do radiojornalismo local. Para isso, busca-se por meio de metodologias quanti e qualitativas, com análise do programa e de entrevistas em profundidade, observar como é feita a curadoria dos conteúdos enviados pelos ouvintes ao programa “Meio Dia em Notícias” da emissora Super Najuá FM, observando os processos de curadoria e edição do radiojornalismo local. O artigo descreve a curadoria das participações e como estão incluídas no processo de apuração de notícias dos jornalistas, identificando os critérios instituídos.

Biografia do Autor

Karin Konzen Franco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC). E-mail: karin.k.franco@gmail.com. Bolsista Capes.

Fabiana Piccinin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Posjor/UFSC). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: fabiana.piccinin@ufsc.br. Bolsista produtividade (CNPQ).

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

KONZEN FRANCO, K.; PICCININ, F. Apuração e curadoria no radiojornalismo local: um estudo sobre os gatewatchers na rádio Super Najuá FM. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1054. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1054. Acesso em: 29 mar. 2024.