Da cultura de massa à cultura dos dados, dos rádios ao streaming

um breve histórico sobre as histórias em quadrinhos adaptadas para o áudio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1061

Palavras-chave:

Quadrinhos em áudio, Streaming, Cultura de Massa, Cultura dos Dados

Resumo

O rádio foi um dos primeiros meios de comunicação de massa a adaptar e popularizar as histórias em quadrinhos para outras linguagens entre os anos de 1920 a 1950, nos Estados Unidos. Vindo a competir com o cinema durante o seu ápice, esse passado parece hoje esquecido pelas pesquisas acadêmicas ou misturado a estudos sobre narrativas radiofônicas, como radionovelas e radioteatros, sem uma ênfase própria. Como parte integrante de uma pesquisa maior de doutoramento, cujo enfoque está nos audiolivros e seus múltiplos aspectos, o presente estudo tem por objetivo fornecer um breve panorama a respeito dos radioquadrinhos a partir das eras culturais propostas por Lucia Santaella (1996; 2013; 2022). Ao fim, apresentamos como os radioquadrinhos desembarcaram no Brasil e como esse se tornou um passado esquecido. Em meio a outras considerações, foi possível observar que, no contexto norte-americano, os hoje audioquadrinhos vivem um provável renascimento, enquanto no Brasil ainda é preciso um redescobrimento desse gênero sonoro. 

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II.

José Arlei Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor pesquisador no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGL - UNISC), com bolsa de Pós-doutorado CAPES - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico; Doutor em Letras pela UNISC (2021), na linha de Estudos literários e midiáticos; Mestre em Letras pela UNISC (2017), na linha de Processos literários, narrativos e comunicacionais; Especialista em Comunicação Digital pela Universidade de Caxias do Sul – UCS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015); Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1994).

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

MACHADO GARCIA, J.; CARDOSO, J. A. Da cultura de massa à cultura dos dados, dos rádios ao streaming: um breve histórico sobre as histórias em quadrinhos adaptadas para o áudio. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1061. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1061. Acesso em: 19 abr. 2024.