Não vejo, não ouço e não falo

apontamentos sobre a (não) presença das mulheres negras no rádio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1064

Palavras-chave:

rádio, mulheres negras, racismo, Invisibilidade

Resumo

O objetivo deste texto é realizar apontamentos sobre a (não) participação de mulheres negras no rádio. Através do método de pesquisa dedutivo, e do uso da técnica de pesquisa documental e bibliográfica, a partir de diferentes procedimentos de codificação teórica (FLICK, 2009) para análise dos dados encontrados, iremos tratar a lacuna encontrada nos estudos de rádio sobre a presença, ou não de mulheres negras em diferentes instâncias da produção, consumo e/ou recepção. Os resultados mostram que as lacunas históricas associadas ao racismo reforçam a invisibilização de vínculos sociais e contratos de leitura em relação entre a mulher negra e o rádio brasileiro, sobretudo o meio comercial.

Biografia do Autor

Joselaine Caroline, UFRGS

Doutora em Comunicação (UFRGS). Mestra em Comunicação (UAM). Integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (CNPq); integrante do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (Obitel - USP/UFRGS). Membra estrangeira da Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e Informação (ACICOM).

Valesca de Deus, UFRGS

Mestranda em Comunicação (UFRGS), Graduada em Jornalismo (UFPel), integrante dos grupos de pesquisa em Práticas Culturais (PPGCOM/UFRGS) e Núcleo de Estudos de Rádio (NER/UFRGS).

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

CAROLINE, J.; DE DEUS, V. Não vejo, não ouço e não falo: apontamentos sobre a (não) presença das mulheres negras no rádio. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1064. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1064. Acesso em: 24 abr. 2024.