Características de emissoras comunitárias em 15 cidades pequenas maranhenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1070

Palavras-chave:

Radiofusão comunitária, Cidade pequena, Estado do Maranhão

Resumo

Dezessete emissoras de rádio comunitárias localizadas em 15 cidades pequenas no entorno de Imperatriz, a segunda cidade mais populosa do estado do Maranhão, são o objeto desta análise. As rádios comunitárias predominam na região Nordeste e, em muitos casos, são a única referência de mídia para a comunidade, o que dá a dimensão dos efeitos da sua proximidade e influência. A maioria das emissoras analisadas está localizada em regiões com densidade demográfica inferior a 50 habitantes por quilômetro quadrado, apresenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) Baixo ou Médio e tem menos de 30 anos. Nesse cenário, os laços políticos, as ligações religiosas, o baixo orçamento e a falta de uma produção verdadeiramente local são os elementos estruturais que fundamentam este artigo.

Biografia do Autor

Thays Assunção Reis, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Desenvolve pesquisas sobre jornalismo local e regional, história do jornalismo, geografias da comunicação, ciberjornalismo e jornalismo móvel.

Sonia Virgínia Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

ASSUNÇÃO REIS, T.; MOREIRA, S. V. Características de emissoras comunitárias em 15 cidades pequenas maranhenses. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1070. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1070. Acesso em: 29 mar. 2024.