A EMANCIPAÇÃO DA SENSIBILIDADE NO CINEMA ESPANHOL DE GÊNERO: PROCESSOS MIGRATÓRIOS EM PRINCESAS (2005)
Resumo
Resumo
O cinema posterior à década de 1990 tem tido especial atenção sobre como os deslocamentos agem com grande poder de influência sobre a esfera das estruturas e dos laços psicossocioafetivos, causando impacto na capacidade de reorganização da identidade e na forma de amparo regular dos âmbitos psicológicos individuais. O trabalho pretende produzir possibilidades de análises fílmicas sobre a construção cinematográfica contemporânea a partir das noções concorrentes ao feminino e ao gênero através de leituras fílmicas em Princesas (2005) de Fernando Leon de Aranoa, exemplo de exegese quando o cinema passa mais frontalmente a incorporar a dimensão sociológica atual sobre a imagem das mulheres migrantes nos deslocamentos de população.
Palavras-chave: Mulheres Imigrantes no Cinema; Semânticas Fílmicas Migratórias; Políticas de Migração e Imagem.
Abstract
Cinema subsequent to the 1990s has given special attention to how the movements act with great power of influence in the field of structures of psycho-socio-affective ties, impacting the ability to reorganize the identity and regular support form of individual psychological areas. The work aims to produce filmic possibilities of analysis of contemporary cinematic construction using notions that compete with the female gender through filmic readings of Princesses (2005), by Fernando León de Aranoa, an example of exegesis when the film goes head-on to incorporate the current sociological dimension of the image of migrant women in the population movements.
Keywords: immigrant women in cinema; migratory filmic semantics; migration and image policies.
Resumen
El cine posterior a la década de 1990 ha dado especial atención a cómo los desplazamiento actúan con gran poder de influencia en la esfera de las estructuras y los lazos psico-socioafectivos, impactando la capacidad de reorganización de la identidad y la forma de apoyo regular de los ámbitos psicológicos individuales. El trabajo tiene como objetivo producir posibilidades de análisis fílmicos sobre la construcción cinematográfica contemporánea a partir de las nociones que compiten a género y femineidad a través de las lecturas fílmicas de Princesas (2005), de Fernando León de Aranoa, un ejemplo de exégesis cuando el cine pasa a incorporar de manera frontal, la dimensión sociológica actual de la imagen de las mujeres migrantes en los desplazamientos de población.
Palabras clave: las mujeres inmigrantes en el cine; semánticas fílmicas migratorias; políticas migratorias e imagen.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).