CORDEL E PERFORMANCE: O TEXTO EM AÇÃO NO ‘CORDEL COM A CORDA TODA’

Autores

  • Maria Gislene Carvalho Fonseca Universidade federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cordel, Performance, Cultura

Resumo

Resumo

Este trabalho é uma reflexão em torno do conceito de texto em ação para Ricoeur (1991) e de performance para Zumthor (2014, 2010, 1993), em articulação com a perspectiva da cultura compreendida por Abril (2014, 2007). O objetivo é compreender a textualidade do cordel. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos conceitos mencionados e fizemos um movimento de observação da feira Cordel com a Corda Toda, realizada em Fortaleza (CE), em que observamos como diversos elementos da situação comunicativa afetam uma textualidade. No caso observado, as relações com o ambiente da feira foram fundamentais para a emergência de textos e contextos.

Palavras-chave: Cordel; Performance; Cultura.

 

Abstract

This paper poses a reflection about the concept of action text for Ricoeur (1991) and performance for Zumthor (2014, 2010, 1993), combined with the perspective of culture understood by Abril (2014, 2007). We seek to mark our position on research that aims to understand the textuality of the Cordel. Therefore, we have reviewed the available literature on the referred concepts and observed the exposition Cordel com a Corda Toda, held in the city of Fortaleza, State of Ceará, Brazil, considering how various elements of the communicative situation affect the textuality. Notedly, in the observed case, relations with the exposition environment were critical for the emerging of texts and contexts.   

Keywords: Cordel; Performance; Culture. 

 

Resumen

Este trabajo es una reflexión sobre el concepto de texto en acción para Ricoeur (1991) y de performance para Zumthor (2014, 2010, 1993), en articulación con la perspectiva de la cultura compreendida por Abril (2014, 2007). El objetivo es comprender la textualidad del cordel. Con este fin, se realizó una revisión de la literatura en torno a los conceptos mencionados y realizamos un movimiento de observación de la feria ‘Cordel com a corda toda’, celebrada en Fortaleza, estado de Ceará en el que vimos cómo los diversos elementos de la situación comunicativa afectan a una textualidad. Se observa que las relaciones con la feria fueron fundamentales para la aparición de textos y contextos. 

Palabras clave: Cordel; Performance; Cultura

Biografia do Autor

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará.

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre (2000) e doutor (2010) em Comunicação Social pela mesma Instituição. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

12-04-2017

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social