PERFIL DE AUDIÊNCIA DE RÁDIO EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ: A MÍDIA NÃO COMERCIAL COMO DIFUSORA DE CONTEÚDO REGIONAL

Autores

  • Monica Franchi Carniello
  • Hugo Análio da Mota
  • Moacir José dos Santos

Resumo

A estrutura de mídia no Brasil é marcada pela concentração de veículos em grupos privados, revelando uma condição desfavorável para a efetivação da comunicação pública. O objetivo geral deste artigo é identificar o perfil de audiência de uma rádio educativa mantida por uma universidade pública municipal. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e técnica de coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado. Verificou-se que existe audiência que se interessa por conteúdos gerados por veículos não comerciais. Os resultados permitiram evidenciar que, a partir do veículo analisado, existe representatividade em veículos não comerciais e que eles cumprem uma função de difusão de informação local e/ou regional e abrem espaço para conteúdos que não são de interesse mercadológico dos grupos privados de mídia. Palavras-chave:  Mídia; rádio educativa; audiência; Mídia regional.

Downloads

Publicado

19.09.2017

Como Citar

CARNIELLO, M. F.; MOTA, H. A. da; SANTOS, M. J. dos. PERFIL DE AUDIÊNCIA DE RÁDIO EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ: A MÍDIA NÃO COMERCIAL COMO DIFUSORA DE CONTEÚDO REGIONAL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 14, n. 26, 2017. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/404. Acesso em: 19 mar. 2024.