ZUMZUMZUM, HOJE TEM CAPOEIRA, EU VOU: PROCESSOS DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES NO INTERCÂMBIO TRANSNACIONAL DA CAPOEIRA FORA DO BRASIL

Autores

  • Rosana Martins

Resumo

A internacionalização da capoeira coloca em questão a problemática da herança cultural da capoeira e sua identidade pelo mundo. Tudo isso contribui também para a complexidade e heterogeneidade entre os grupos capoeirísticos tanto na maneira de se pensar e praticar a capoeira. O artigo propõe investigar a relação transfronteiriça da capoeira, tendo como campo de análise os grupos em Londres e, sua produção simbólica, sublinhando os aspectos ideológicos e materiais da cultura e o papel social que ela possa ocupar. Caminharemos ao encontro da abordagem teórica do Cultural Studies como área multifacetada de estudos que concebe a cultura como campo de luta e arena política.

Downloads

Publicado

08-08-2011

Como Citar

MARTINS, R. ZUMZUMZUM, HOJE TEM CAPOEIRA, EU VOU: PROCESSOS DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES NO INTERCÂMBIO TRANSNACIONAL DA CAPOEIRA FORA DO BRASIL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], n. 12, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/46. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos / Artículos