APONTAMENTOS PARA ESTUDO DOS DISCURSOS SOCIAIS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira Ferreira Universidade Federal da Bahia.
  • Claudiane de Oliveira Carvalho Sampaio Faculdade Social da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.470

Palavras-chave:

DiscuRsO, sOciAl, MíMesis, seMiOse, seNtiDO.

Resumo

Neste artigo, buscamos demonstrar como o círculo hermenêutico, proposto por Paul Ricoeur, suplanta as fronteiras impostas pelo círculo semiológico, ao contemplar os elementos intralinguísticos e extralinguísticos constituintes do discurso, ou seja, as suas condições de produção e reconhecimento. Ricoeur, ao assumir o compromisso de desenvolver uma hermenêutica aplicada, deixou pistas para os estudos discursivos, especialmente no que tange aos discursos sociais como constitutivos de matérias significantes heterogêneas (Verón, 1987, 1998, 2004, 2013). O texto vincula o processo de semiotização global do mundo a conceitos da Análise do Discurso (AD), a fim de construir apontamentos para análise dos discursos sociais.

Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira Ferreira, Universidade Federal da Bahia.

Doutor em Ciências da Informação - Midia pelo Instituto Francês de Imprensa e Comunicação, Universidade de Paris 2 e professor na Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia.

Claudiane de Oliveira Carvalho Sampaio, Faculdade Social da Bahia

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia e professora na Faculdade Social da Bahia.

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

FERREIRA, G. M. F.; SAMPAIO, C. de O. C. APONTAMENTOS PARA ESTUDO DOS DISCURSOS SOCIAIS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.470. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/470. Acesso em: 19 mar. 2024.