MÍDIA E INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA PRESENÇA GEOPOLÍTICA DAS EMPRESAS JORNALÍSTICAS

Autores

  • Beatriz Soares Bidarra UNILA
  • Isadora Ortiz de Camargo Universidade de São Paulo (USP).
  • Elizabeth Nicolau Saad Côrrea Universidade de São Paulo (USP).
  • Lucas Kerr de Oliveiraa UNILA

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.480

Palavras-chave:

MonoPólios de Mídia, GeoPolítica das coMunicações e das Mídias, inteGração reGional, aMérica latina

Resumo

Entender a presença e concentração midiática e seus impactos sobre os processos de circulação comunicacional e integração regional são interesses deste trabalho que, a partir de perspectivas multidisciplinares, relaciona as noções da geopolítica das comunicações e geopolítica das mídias como aportes epistemológicos para tentar compreender a presença e formação de monopólios midiáticos. Busca-se demonstrar como o funcionamento e a estruturação de empresas midiáticas é muito semelhante às lógicas de concentração de capital tanto que é possível inferir a interdependência latino-americana de outros grupos estrangeiros dentro de um ecossistema midiático contemporâneo frente a características de cunhoimperialista, onde se entende que o monopólio de grupos hegemônicos e tradicionais se dissipa por regiões cultural, econômica e politicamente diferentes, de interesses distintos, como acontece na América Latina. Como estudo exploratório de caso, aborda-se o recente crescimento do Grupo PRISA, da Espanha, em países latino-americanos, com forte adesão no Brasil. Com tais premissas, este trabalho quer discutir a influência no processo de integração regional, as problemáticas que permeiam a gestão e soberania regional midiática nesta região do globo.

Biografia do Autor

Beatriz Soares Bidarra, UNILA

Mestranda do Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina – PPGICAL UNILA. Jornalista graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Isadora Ortiz de Camargo, Universidade de São Paulo (USP).

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Grupo COM+ e professora de cultura e jornalismo digital.

Elizabeth Nicolau Saad Côrrea, Universidade de São Paulo (USP).

Orientadora do trabalho e Professora Dra. do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa COM+ da ECA/USP.

Lucas Kerr de Oliveiraa, UNILA

Professor Dr. do Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - PPGICAL UNILA, Coordenador do CIIRI (Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais) e do NEEGI (Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração).

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

BIDARRA, B. S.; DE CAMARGO, I. O.; CÔRREA, E. N. S.; DE OLIVEIRAA, L. K. MÍDIA E INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA PRESENÇA GEOPOLÍTICA DAS EMPRESAS JORNALÍSTICAS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.480. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/480. Acesso em: 19 mar. 2024.