O QUE AINDA HÁ DE RECEPÇÃO NA RECEPÇÃO? NOTAS SOBRE UM CAMPO CARREGADO DE FUTURO IS

Autores

  • Laura Hastenpflug Wottrich

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i29.487

Resumo

O texto apresenta uma proposta de configuração dos estudos de recepção, em diálogo com a tradição internacional, latino-americana e brasileira. Considera os estudos de recepção um tipo de pesquisa empírica realizado no marco dos estudos culturais de audiência, cujo objeto teórico central é a produção de sentido dos sujeitos, analisada a partir da comparação entre suas interpretações e os discursos midiáticos, com atenção aos desdobramentos desse processo no sistema social. Em que pesem as amplas transformações sociotécnicas atuais, considera essa perspectiva de estudos, à moda de Navarro (2003), como um campo carregado de futuro. PALAVRAS-CHAVE: ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS DE RECEPÇÃO, PRODUÇÃO DE SENTIDO, AMÉRICA LATINA.
ABSTRACT

Biografia do Autor

Laura Hastenpflug Wottrich

Publicitária, docente no Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pelo PPGCOM/UFRGS.

Downloads

Publicado

10.04.2019

Como Citar

WOTTRICH, L. H. O QUE AINDA HÁ DE RECEPÇÃO NA RECEPÇÃO? NOTAS SOBRE UM CAMPO CARREGADO DE FUTURO IS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 29, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v15i29.487. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/487. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social