FICÇÃO TELEVISIVA EM PLATAFORMAS DE VIDEO-ON-DEMAND: RECONFIGURAÇÕES DO CENÁRIO AUDIOVISUAL BRASILEIRO – E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DE MÍDIA

Autores

  • Lígia Maria Prezia Lemos
  • Lucas Martins Néia
  • Andreza Almeida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v17i31.550

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório do panorama do video-on-demand no Brasil a
partir da presença de ficções televisivas nacionais nessas plataformas. Para isso, utiliza a TV
aberta, o YouTube, a TV paga e a Netflix como eixos de análise, identificando as dinâmicas e
estratégias presentes nas relações entre as chamadas mídias novas e mídias tradicionais. Ao
discutir as tensões entre comunicação, cultura e política que emergem do cenário audiovisual
brasileiro, o trabalho objetiva traçar perspectivas teórico-epistemológicas pertinentes à
complexidade e reticularidade do novo ecossistema comunicacional.

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Publicado

16.12.2019

Como Citar

PREZIA LEMOS, L. M.; MARTINS NÉIA, L.; ALMEIDA DOS SANTOS, A. FICÇÃO TELEVISIVA EM PLATAFORMAS DE VIDEO-ON-DEMAND: RECONFIGURAÇÕES DO CENÁRIO AUDIOVISUAL BRASILEIRO – E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DE MÍDIA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 17, n. 31, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v17i31.550. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/550. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social