COSMOPRAXIS COMUNICACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS KAIOWÁ E GUARANI: RESISTÊNCIA E LUTA POR VISIBILIDADE

Autores

  • Luciana de Olveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.615

Palavras-chave:

VISIBILIDADE, RESISTÊNCIA, KAIOWÁ E GUARANI.

Resumo

As lutas dos povos indígenas no Brasil acumulam, dentre tantos outros déficits, a ausência nos campos de visibilidade hegemônicos. O caso dos povos Kaiowá e Guarani merece especial atenção, não só por se tratar da segunda maior população indígena no Brasil, mas também por caracterizar-se como um dos casos mais flagrantes de violações de direitos. No artigo, apresento as principais características da gestão necropolítica do Estado e de agentes privados na manutenção desse contexto, bem como as criativas formas de afirmação da existência elaboradas pelos indígenas e sua luta por visibilidade.

Biografia do Autor

Luciana de Olveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e pesquisadora junto ao Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG. Professora dos cursos de graduação Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas do Departamento de Comunicação Social da UFMG.Líder do Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco (Corisco)

Downloads

Publicado

19.09.2020

Como Citar

DE OLVEIRA, L. COSMOPRAXIS COMUNICACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS KAIOWÁ E GUARANI: RESISTÊNCIA E LUTA POR VISIBILIDADE. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 33, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i33.615. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/615. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social