A INOVAÇÃO E O INTERESSE PÚBLICO NA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Regina Rossetti Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Thiago Pássaro Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.679

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Sistema Único de Saúde, Inovação organizacional, Interesse público

Resumo

Os órgãos públicos têm a obrigação constitucional de promover uma comunicação pública, além de que as instituições precisam inovar ao se adequar às transformações tecnológicas. A partir disso, este artigo tem como objetivo verificar, a partir da discussão teórica de McQuail (2012) e Rossetti (2013; 2019), de que forma a proposta inédita de uma pesquisa de mestrado (2019), que visou tornar a comunicação em saúde pública municipal mais eficiente e eficaz, está alinhada aos conceitos de interesse público e inovação, respectivamente. O que se observa ao final é que o estudo cumpre o que prevê a teoria, o que o embasa para aplicação na prática.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-doutor em Medicina e docente dos Mestrados Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino de Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Regina Rossetti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui Doutorado e Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Thiago Pássaro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul, SP, Brasil. Coordenador de Comunicação do Programa Municipal de DST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Downloads

Publicado

03.02.2021

Como Citar

PESSONI, A.; ROSSETTI, R.; PÁSSARO, T. A INOVAÇÃO E O INTERESSE PÚBLICO NA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 35, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v19i35.679. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/679. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres