O IMPEACHMENT DE DILMA NO G1 E NO NEXO: DA VOCAÇÃO À PADRONIZAÇÃO DO JORNALISMO

Autores

  • Beatriz Becker Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ)
  • Igor Waltz Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i36.695

Palavras-chave:

DISCURSO JORNALÍSTICO, IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF, DESAFIOS DO JORNALISMO, STARTUPS

Resumo

As práticas jornalísticas sofrem intensas reconfigurações diante da paisagem digital. Mas o jornalismo continua a se constituir como lugar privilegiado de enunciação da verdade sobre a experiência social, tanto nas mídias tradicionais quanto nas startups. A partir de uma análise comparativa da cobertura jornalística do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados pelo G1 e pelo Nexo Jornal, amparada em contribuições de estudos de Enquadramento e da Análise do Discurso, este estudo aponta que não há rupturas significativas nas estruturas narrativas das notícias sobre relevantes acontecimentos políticos e há um acirramento da relação entre regimes e efeitos verdade nos modelos discursivos jornalísticos na atualidade.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/ECO/UFRJ) e do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEL/ECO/UFRJ). Pós-Doutora pela Goldsmiths University of London e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE).  Autora de Televisão e Telejornalismo: Transições (2016); Pensando e Fazendo o Jornalismo Audiovisual (2012); A Linguagem do Telejornal (2005) e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Igor Waltz, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-UFRJ).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( PPGCOM-UFRJ), bolsista CAPES, jornalista e membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação ( MJAE).

Downloads

Publicado

08.06.2021

Como Citar

BECKER, B.; WALTZ, I. O IMPEACHMENT DE DILMA NO G1 E NO NEXO: DA VOCAÇÃO À PADRONIZAÇÃO DO JORNALISMO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 36, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i36.695. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/695. Acesso em: 19 mar. 2024.