GUIA PARA JOVENS OUVINTES: A CIDADE RADIOFÔNICA DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Cláudio Celso Alano da Cruz Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Cida Golin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.709

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Rádio, Crônica, Berlim

Resumo

Este artigo analisa a série radiofônica berlinense produzida pelo filósofo Walter Benjamin, na Rádio Berlim, em 1930. Produção pouco explorada até recentemente na fortuna crítica sobre o autor, relaciona-se a série com o contexto cultural da República de Weimar. As 12 crônicas se inserem na redescoberta da representação moderna da cidade que ocorre na década de 1920 em várias manifestações artísticas e culturais. Constata-se que o livro Passeios em Berlim, de Franz Hessel, foi uma influência marcante nas crônicas de Benjamin que privilegiam a multiplicidade de ambientes, a história da cidade e do trabalho, a atenção ao detalhe e a proximidade com o ouvinte.  

Biografia do Autor

Cláudio Celso Alano da Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura na mesma universidade. Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutor pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Autor de Literatura e cidade moderna, entre outros.

Cida Golin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Jornalista, Doutora em Letras, Professora Associada dos Cursos de Jornalismo e de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO-UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Integra o Laboratório de Edição, Cultura e Design da FABICO, grupo registrado no CNPq.

 

Downloads

Publicado

04.10.2021

Como Citar

DA CRUZ, C. C. A.; GOLIN, C. GUIA PARA JOVENS OUVINTES: A CIDADE RADIOFÔNICA DE WALTER BENJAMIN. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.709. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/709. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social