A cidade visível: as representações da cidade de Fortaleza na comunicação de marcas de moda no Instagram.

Autores

  • Ticiana Pereira de Albuquerque Universidade Federal do Ceará
  • Silvia Helena Belmino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.710

Palavras-chave:

cidade, Instagram, representações, moda

Resumo

Este trabalho procura refletir sobre as representações de Fortaleza, capital do Ceará, no Brasil, na comunicação das marcas de moda autoral: Ahazando, BABA e Parko. Analisamos os conteúdos postados no Instagram pelas marcas durante o período de dezembro de 2020 a maio de 2021 e, com o intuito de compreender como a cidade se apresenta na comunicação das marcas elaboramos as seguintes categorias de análise: a Cidade Cenário; a Cidade Habitada; a Cidade Eventos e a Cidade Estampa. Constatamos que, ao utilizar a cidade como ferramenta mercadológica na comunicação, as marcas promoveram um posicionamento único, exclusivo e de alto apelo afetivo.

Biografia do Autor

Ticiana Pereira de Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC) na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais.

Silvia Helena Belmino, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

04.10.2021

Como Citar

ALBUQUERQUE, T. P. de; BELMINO, S. H. A cidade visível: as representações da cidade de Fortaleza na comunicação de marcas de moda no Instagram. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.710. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/710. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social