(Re)Inventando as Formas de Habitar: comunicação, consumo e sociabilidades na cidade contemporânea

Autores

  • Adriana L. Oliveira Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).
  • Tânia M. C. Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).
  • Lucas L. Fraga Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.712

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo, Formas de Habitar, Relações de Poder, Mercado e Sociabilidades

Resumo

Neste artigo, abordamos as formas contemporâneas de habitar, empreendidas pelo mercado imobiliário, considerando as relações de poder da/na cidade em sociedades neoliberais. Temos como objetivo problematizar as formas de habitar que emergem na comunicação midiática digital de duas empresas do setor imobiliário, Vitacon e Housi. Ancorados nas reflexões sobre bios midiático e inspirados pela abordagem teórico-metodológica da cartografia foucaultiana, analisamos o corpus, buscando os modos de sociabilidade e de consumo que emergem na cidade no início do século XXI.  

Biografia do Autor

Adriana L. Oliveira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM | ESPM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo”.

Tânia M. C. Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Lucas L. Fraga, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM | ESPM). Bolsista CAPES/PROSUP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo".

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04.10.2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. L.; HOFF, T. M. C.; FRAGA, L. L. (Re)Inventando as Formas de Habitar: comunicação, consumo e sociabilidades na cidade contemporânea. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.712. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/712. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social