Pensando um feminismo decolonial

Autores

  • Lucas Santos Carmo Cabral Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcelo Engel Bronosky Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.728

Palavras-chave:

Feminismo decolonial, Gênero, Colonialidade, Feminismo,

Resumo

Um feminismo decolonial, de Françoise Vergès, publicado no Brasil no primeiro semestre de 2020 pela Ubu Editora, demonstra na prática as opressões que levam à necessidade de se pensar um feminismo decolonial. Reconhecendo o patriarcado, em suas mais diversas faces, como um sistema que escolhe quem deve viver e estar visível, a autora recupera as bases para um pensamento decolonial, de crítica a feminismos liberais e de visualização das possibilidades de resistência na atualidade.

Biografia do Autor

Lucas Santos Carmo Cabral, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa pela Capes. Graduado na mesma instituição.

Marcelo Engel Bronosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná do Mestrado em Jornalismo. Pesquisador na área de lógicas de produção e consumo no jornalismo.

Downloads

Publicado

04.10.2021

Como Citar

CABRAL, L. S. C.; BRONOSKY, M. E. Pensando um feminismo decolonial. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.728. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/728. Acesso em: 19 mar. 2024.