Sistema de mídia vs. accountability: mensurando barreiras ao media opening

Autores

  • Juliano Mendonça Domingues da Silva Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.789

Palavras-chave:

media opening; mídia e democracia; qualidade da democracia

Resumo

Este artigo investiga a relação entre sistemas de mídia e contexto político, guiado pelo problema: como barreiras ao media opening se relacionam com qualidade da democracia? Com base no modelo explicativo de Hughes e Lawson (2002), testou-se a relação entre contexto político e o que a literatura aponta como barreiras ao fenômeno media opening. A base de dados utilizada diz respeito a um levantamento populacional da Freedom House e do The World Bank Group que reúne informações sobre 194 países. Os resultados confirmaram empiricamente a previsão teórica: influência econômica, legal e política sobre a mídia, enquanto barreiras a sistemas de mídia mais abertos e independentes, são variáveis fortemente associadas a déficit de accontability.  

Biografia do Autor

Juliano Mendonça Domingues da Silva, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), coordenador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas (PPGCriativas), jornalista (Unicap), cientista social (UFPE), mestre e doutor em Ciência Política (UFPE) com pós-doutorado em Comunicação (UFBA). Foi visiting faculty Fulbright no Departamento de Comunicação da Tulane University (Nova Orleãs, EUA) e visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics da Universidade de Akron (Ohio, EUA).

Downloads

Publicado

06.08.2022

Como Citar

MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA, J. Sistema de mídia vs. accountability: mensurando barreiras ao media opening. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 39, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i39.789. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/789. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres