Dimensões de cidadania transcomunicativa: experiências comunicacionais de mulheres trans e travestis

Autores

  • Paulo Júnior Melo da Luz Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.847

Palavras-chave:

cidadania transcomunicativa, travestis e transexuais, gênero, processos comunicacionais

Resumo

Este artigo reflete sobre a construção da cidadania transcomunicativa a partir de uma pesquisa realizada com seis mulheres transexuais e travestis. A reflexão articula os conceitos de gênero, de corporalidades e identidades ao de cidadania transcomunicativa vinculada ao contexto e às demandas específicas da população LGBTQIA+ e, especificamente, transgênera. Considera aspectos relativos à realidade contextual das pessoas trans inseridas em uma necrobiopolítica, à construção de suas corporalidades e identidades na articulação com as mídias para aprofundar dimensões constituintes da cidadania transcomunicativa.

Biografia do Autor

Paulo Júnior Melo da Luz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Endereço de e-mail: juniormelodaluz@hotmail.com.

Jiani Adriana Bonin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Endereço de e-mail: jianiab@gmail.com.

Downloads

Publicado

06.08.2022

Como Citar

MELO DA LUZ, P. J.; ADRIANA BONIN, J. Dimensões de cidadania transcomunicativa: experiências comunicacionais de mulheres trans e travestis. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 39, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i39.847. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/847. Acesso em: 24 abr. 2024.