Gênero e suas interseccionalidades na produção audiovisual do coletivo Nós, Mulheres da Periferia

Autores

  • Nara Lya Cabral Scabin Universidade Anhembi Morumbi - Programa de Pós-Graduação em Comunicação
  • Bárbara Maria Santos de Lima Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.882

Palavras-chave:

jornalismo das periferias, gênero, modos de endereçamento, Nós mulheres da periferia

Resumo

Considerando a emergência de um cenário midiático em que veículos de periféricos colocam as intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade no centro de suas práticas discursivas, o presente trabalho buscou analisar vídeos produzidos em 2020 e 2021 pelo coletivo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia. Assim, com base em um corpus de 17 vídeos, verificou-se que a mobilização de marcadores de gênero e suas interseccionalidades desempenha papel fundamental na conformação dos modos de endereçamento presentes na produção audiovisual do coletivo, caracterizada pela constante negociação de marcas estilísticas do telejornalismo de referência.

Biografia do Autor

Bárbara Maria Santos de Lima, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. 

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

SCABIN, N. L. C.; LIMA, B. M. S. de. Gênero e suas interseccionalidades na produção audiovisual do coletivo Nós, Mulheres da Periferia. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 99–111, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i41.882. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/882. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres