Comunicação dos Povos Indígenas como chave para práticas decoloniais de uma outra-comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.901

Palavras-chave:

COMUNICAÇÃO DECOLONIAL, Políticas de Comunicação, Comunicação popular, comunicação indígena

Resumo

A partir de uma visão crítica das práticas comunicacionais comerciais, o artigo se propõe a debater as bases das práticas de comunicação indígena, a partir das teorizações em torno da Comunicação para o Bem Viver, como possibilidade para se pensar uma comunicação decolonial. Partindo dos limites dos modelos tradicionais da comunicação, aponta-se as práticas decoloniais da comunicação como possibilidade para pensar uma outra-comunicação, bem como a necessidade do debate sobre a sustentabilidade da comunicação desses povos.

Biografia do Autor

Emanuela Amaral, Universidade Federal Fluminense

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano

Adilson Vaz Cabral Filho, Universidade Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Carlos III de Madrid. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2 (2021-2024). Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2022-2025). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE (Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência).

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

AMARAL, E.; VAZ CABRAL FILHO, A. Comunicação dos Povos Indígenas como chave para práticas decoloniais de uma outra-comunicação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 60–72, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i41.901. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/901. Acesso em: 24 abr. 2024.