Algoritmo e (in)visibilidades: consumo midiatizado no movimento minimalista no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.932

Palavras-chave:

minimalismo no Instagram; algoritmo; consumo midiatizado; consumo consciente

Resumo

Por princípio, o minimalismo visa diminuir o consumo desenfreado com foco na sustentabilidade emocional, financeira e ambiental. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre como as diferentes perspectivas de midiatização operam no processo minimalista, na esfera do consumo consciente no Instagram. Metodologicamente, contamos com a pesquisa empírica, com leitura flutuante e mapeamento de conteúdo da principal hashtag do perfil @seja.minimalista, além da articulação teórica sobre midiatização, consumo, algoritmo e (in)visibilidades do processo. Paradoxalmente, os resultados apontam para priorização de conteúdos relacionados ao consumo.

Biografia do Autor

Patrícia Saldanha, Universidade Federal Fluminense

Profª Drª Associada 3 e atual Coordenadora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora, Coordenadora Geral e Líder no CNPq do LACCOPS  (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Líder do Projeto "Grupos de Pesquisa Emergente" da FAPERJ (2020 - 2024). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA(2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA ( Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

Profª Ms Renata Tarrio, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense com doutorado-sanduíche na University of Leicester. Membro do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

SALDANHA, P.; TARRIO, R. . Algoritmo e (in)visibilidades: consumo midiatizado no movimento minimalista no Instagram. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 84–98, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i41.932. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/932. Acesso em: 24 abr. 2024.