Análise discursiva da negociação entre branquitude e trabalho doméstico em "Confinada"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.950

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Branquitude, Trabalho Doméstico, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Buscamos investigar como se dão as relações de poder, resistência e construção de verdade no diálogo das personagens da história em quadrinhos “Confinada", de Leandro Assis e Triscila Oliveira. Por meio da Análise Discursiva (AD) pela perspectiva foucaultiana, analisamos três tirinhas que abordam de forma expressiva questões centrais sobre a relação entre branquitude e trabalho doméstico. Por entendermos o discurso como produto e produtor de sentido e realidade, concluímos que os enunciados denunciam a manutenção de uma realidade social desigual e que ainda bebe à fonte da escravidão para manter privilégios estruturais.

Biografia do Autor

Dandara Lima, Universidade de Brasília

Pesquisadora de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM-UnB), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação (FAC/UnB).

Fabíola Calazans, Universidade de Brasília (UnB)

Professora associada e pesquisadora da graduação e da pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa CETAS - Centro de Estudos sobre Tecnologia, Afetos e Subjetividade (CNPq) e membro do grupo de pesquisa Cultura, Mídia e Política (CNPq). Membro da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e Brazilian Studies Association (BRASA). É vice-gestora do acordo entre Faculdade de Comunicação da UnB e o Departamento Information Communication do IUT de Lannion (IUT) para mobilidade estudantil. É membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE/UnB, participou da Comissão FAC 50 anos, foi vice-coordenadora de Extensão da FAC/UnB e, atualmente, é chefe do Departamento de Comunicação Organizacional da FAC/UnB e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Organizacional da FAC/UnB. Consultora ad-hoc de editais de projetos do MEC e da FAP-DF. Membro de corpo editorial como parecerista permanente das revistas acadêmicas Ciberlegenda (UFF), Cultura, Mídia e Consumo (ESPM), Revista FronteiraZ (PUC-SP) e Universidade e Sociedade (ANDES/SN), dentre outras revistas. Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Brasília, na linha Imagem e Som, com a tese Seja ótima, seja feliz: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, na linha Tecnologias da Comunicação e da Informação, com a dissertação Tecnocapitalismo, telefonia móvel e impactos socioculturais. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: comunicação, cultura contemporânea, subjetividades, corpo, afetos, temporalidade, trabalho, filosofia, literatura e política.

Júlia Bianco, Universidade de Brasília (UnB)

Pesquisadora de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM-UnB).

Downloads

Publicado

07.08.2023

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, D.; ORLANDO CALAZANS MACHADO, F.; TUDELLA BIANCO, J. Análise discursiva da negociação entre branquitude e trabalho doméstico em "Confinada". Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.950. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/950. Acesso em: 27 abr. 2024.