Re-existência digital

apropriações e negociações para uma postura decolonial no jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.963

Palavras-chave:

webjornalismo alternativo;, Re-existência digital;, Pensamento decolonial;

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado, defendida por este pesquisador em maio de 2021, e tem por objetivo apresentar, a partir da experiência de cibermeios alternativos no Piauí (Brasil), a proposição inicial do conceito de “Re-existência Digital”, como uma dimensão teórico/prática dos estudos decoloniais para o campo da comunicação.  Aportados na transmetodologia, mesclando possibilidades analíticas de compreensão dos problemas com suas intersubjetividades a afetos, alinhando ainda aspectos da vida cotidiana e métodos analíticos sistematizados. Esse processo se deu a partir de uma perspectiva teórica de ruptura, tendo como referência o pensamento decolonial e as contribuições latino-americanas para o campo da comunicação. 

Biografia do Autor

Juliana Fernandes Teixeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil) e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal), por meio do regime de co-tutela entre as duas instituições. Realizou entre 2016 e 2018 estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Piauí, onde, atualmente, é professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Também é professora colaboradora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Como Citar

DOS SANTOS SANTANA, L. M.; FERNANDES TEIXEIRA, J. Re-existência digital: apropriações e negociações para uma postura decolonial no jornalismo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.963. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/963. Acesso em: 28 abr. 2024.