Media interventions como insurgências midiáticas nos territórios de vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.993

Palavras-chave:

Media interventions, Insurgências midiáticas, Territórios de vulnerabilidade, Luta por reconhecimento

Resumo

Data dos 1980 o uso de Media intervention em missões de paz da ONU para combater comunicações que fomentavam os conflitos. Nos últimos anos, ações de media intervention alcançaram outros contextos e áreas, da arte à política. Nessa perspectiva, o artigo objetiva buscar nas proposições teóricas e nas potencialidades práticas de media interventions caminhos para uma insurgência midiática nos territórios de vulnerabilidade social, amparada em preceitos decoloniais. Para isso, o artigo recorre à revisão da literatura nos três campos que compõem o referencial teórico, comunicação, filosofia política e geografia política, e um estudo de caso de media interventions na maior favela de São Paulo, Heliópolis, e seus resultados em outra comunidade, o Pós-Balsa, em outra cidade.

 

Biografia do Autor

Cilene Victor, Universidade Metodista de São Paulo

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é líder do grupo de pesquisa "Jornalismo Humanitário e Media Interventions", docente da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e da pós-graduação (lato sensu) da FGV LAW. Tem pós- doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, (UFABC), doutorado em Saúde Pública (USP), mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica (UMESP) e bacharel em Jornalismo (UMC). Exerce a docência superior desde 1995, com atuação nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Atua como jornalista e pesquisadora com foco em media interventions, jornalismo, deslocamento forçado e refúgio, comunicação de riscos, do jornalismo humanitário e de paz e suas interfaces com temáticas como conflitos, guerras, sustentabilidade, desastres e mudanças climáticas. 

 

 

 

 

Louis Edoa, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo (PPGCOM-Umesp) nos estudos da Comunicação de Riscos e Prevenção de Desastres ligados às Mudanças Climáticas. Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo (PPGCOM-Umesp), bolsista CNPq. Especialista e Consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações (D&I). Jornalista, Teólogo, Filósofo, Escritor e Pesquisador em Comunicação. Membro dos Grupos de Pesquisa em Jornalismo Humanitário e Media Interventions e Semio Humanitas da Umesp. Pesquiso e estudo os temas: Jornalismo Humanitário e Jornalismo de Paz; Invisibilidade; Alteridade; Luta por reconhecimento; Representatividade étnica; Racismo; Desastre; Tragédia; Vulnerabilidade e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

07.08.2023

Como Citar

VICTOR, C.; EDOA, L. Media interventions como insurgências midiáticas nos territórios de vulnerabilidade social. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.993. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/993. Acesso em: 28 abr. 2024.