Chamada para publicação de artigos 40ª Edição - "Comunicação e ficção em plataformas de streaming"

28.03.2022

Tema do dossiê: Comunicação e ficção em plataformas de streaming

 

O contexto atual de produção, distribuição e consumo de conteúdos televisivos por meio da internet tensiona dois paradigmas, o modelo clássico (broadcasting) e o modelo emergente (webcasting) e traz grandes desafios para os estudos de televisão em todo o mundo e, notadamente, na América  Latina. Pesquisa recente[1] indica que a América Latina já o segundo mercado de streaming que mais cresce no mundo e se configura como um espaço estratégico para as empresas globais de entretenimento (como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, HBO Max) com serviços sob demanda por assinatura. Ao mesmo tempo emergem e se consolidam em nosso continente plataformas de streaming ligadas às indústrias de televisão nacionais como Blim (Televisa, México), Globoplay (Globo, Brasil), América TV GO (Peru), entre outras. A competição acirrada entre players nacionais e internacionais, em um contexto de expansão do consumo de conteúdos sob demanda por meio de plataformas de streaming, produz efeitos que podem ser observados sob diversos aspectos, sociais, econômicos, culturais e, mais precisamente, sob a égide da indústria cultural.

Detendo o olhar mais diretamente sobre os conteúdos de ficção, a entrada de empresas globais em espaços anteriormente ocupados por empresas nacionais de televisão provoca transformações que incidem sobre todas as etapas de produção e consumo produzindo tensionamentos entre modelos criativos e comerciais “nacionais” e “internacionais” envolvendo, entre outros aspectos, roteiro, casting, equipes técnicas, direção, concepções estéticas e temáticas abordadas.

 Considerando esse contexto, os objetivos do dossiê Comunicação e ficção em plataformas de streaming são promover a análise e a reflexão sobre narrativas y estéticas televisivas e as transformações de gêneros e formatos ficcionais no contexto de um novo ecossistema midiático, marcado pela expansão da internet.

Para este dossiê, o objetivo é reunir trabalhos que abordem diferentes aspectos relacionados à ficção televisiva como espaço de construção, produção, circulação e consumo de sentidos - ou seja, como espaços de construção/desconstrução de práticas sociais, representações , identidades - sem esquecer os aspectos econômicos neste contexto. Isso significa observar o conteúdo dos produtos de ficção a partir de suas implicações na configuração de imaginários e memórias sociais, como espaço para representar as diversas subjetividades em que não apenas temas e abordagens da agenda social tornam-se visíveis, mas também os embates entre o nacional e o transnacional de um cenário de comunicação globalizada.

 

EIXOS TEMÁTICOS

1) Ficção televisiva em plataformas de streaming: conteúdos, gêneros e formatos.

2) Ficção televisiva em plataformas de streaming: práticas e processos de produção, circulação e consumo.

3) Algoritmização e plataformas de streaming.

4) Iniciativas nacionais, regionais e locais latino-americanas no contexto globalizado da indústria do streaming.

5) Teorias e metodologias para a cultura do streaming.

 

Orientações para autoras/es:

A data limite para envio dos artigos será 11 de julho de 2022.

Os textos devem seguir as normas da revista que se encontram disponíveis em:

http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/about/submissions

 

Coordenadoras do dossiê:

María Cristina Palma Mungioli (Universidade de São Paulo, Brasil): crismungioli@usp.br

Rosario Sánchez Vilela (Universidad Católica del Uruguay, Uruguay):

rsanchezvilela@gmail.com

 

Giuliana Cassano (Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú):

gcassano@pucp.edu.pe

 

 

[1] Cf. https://labsnews.com/pt-br/artigos/negocios/america-latina-ultrapassa-eua-e-europa-e-e-o-segundo-mercado-de-streaming-que-mais-cresce-no-mundo/