NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E BIOPOLÍTICA MOLECULAR: COMUNICAÇÃO E SAÚDE NAS CULTURAS DO CONSUMO

Autores

  • Tânia Hoff PPGCOM-ESPM
  • Ana Catarina Holtz PPGCOM ESPM

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.671

Palavras-chave:

Comunicação e saúde, consumo, biopolítica, testes de ancestralidade.

Resumo

Considerando a interface Comunicação e Saúde, abordamos, neste artigo, narrativas autobiográficas a partir da produção de sentidos sobre testes de ancestralidade no contexto das culturas do consumo no Brasil. Perguntamo-nos quê narrativa autobiográfica é possível a partir destes testes e de uma biopolítica marcada pela tecnociência e pelas lógicas de mercado. Para a análise do corpus, formado por material de comunicação divulgado no site do laboratório brasileiro Genera, detemo-nos na produção de sentidos que suscitam modos de narrar-se a si mesmo. No referencial teórico, mobilizamos autores como Rose, Lipovetsky, Sibilia e Santaella.

Biografia do Autor

Tânia Hoff, PPGCOM-ESPM

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP. Doutora pela FFLCH-USP, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo”. 

Ana Catarina Holtz, PPGCOM ESPM

Publicitária, mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP. Integrante do Grupo de Pesquisa BIOCON - Comunicação, Discurso e Biopolíticas do Consumo. E-mail: anacholtz89@gmail.com.

Downloads

Publicado

03.02.2021

Como Citar

HOFF, T.; HOLTZ, A. C. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E BIOPOLÍTICA MOLECULAR: COMUNICAÇÃO E SAÚDE NAS CULTURAS DO CONSUMO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 35, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v19i35.671. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social