All in Pasaje Esperanza: how Chilean telenovela Verdades Ocultas became a streaming soap opera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i40.886

Palavras-chave:

telenovela, streaming, soap opera, melodrama

Resumo

Em 24 de julho de 2017, os chilenos foram cativados pela história de sofrimento das irmãs Verdugo em Verdades Ocultas, telenovela chilena ancorada em conceitos do melodrama clássico (Fuenzalida, Corro & Mujica, 2009; Cabrujas, 2002). Seu sucesso resultou em uma extensão inesperada, sendo até hoje a mais longa telenovela chilena da história. No entanto, os giros narrativos provocaram amplas mudanças na estrutura e serialidade inerentes ao seu gênero (Buonnano, 2005), passando de uma telenovela (Mazziotti, 2009; Martín Barbero, 2002) para uma soap opera (Allen, 1995; Harrington, 2016) dando lugar a um produto perfeito para streaming.

Biografia do Autor

Alejandro Bruna, Pontificia Universidad Católica de Chile

Doutor(c) na Escola de Comunicações da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Já tive um B.A. em Jornalismo e Comunicação Social, com Certificado Acadêmico em Dramaturgia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Seus interesses de pesquisa incluem transmídia, ficção televisiva e melodrama.

Lorena Antezana, Universidad de Chile

Doutorado em Informação e Comunicação pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica); Jornalista e Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Chile. Professor Associado do Instituto de Comunicação e Imagem da Universidade do Chile. Suas principais linhas de pesquisa incluem estudos sobre televisão, memória e gênero.

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Publicado

12.10.2022

Como Citar

BRUNA, A.; ANTEZANA, L. All in Pasaje Esperanza: how Chilean telenovela Verdades Ocultas became a streaming soap opera. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 40, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i40.886. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/886. Acesso em: 29 mar. 2024.