CHAMADA PARA ARTIGOS Ano de 2023 - Tema do dossiê: "O papel das instituições científicas na consolidação do campo comunicacional"

10.03.2023

CHAMADA PARA ARTIGOS

Ano de 2023 - Número 43 (Maio-Agosto)

Data limite para envio de artigos: 12/06/2023

Tema do dossiê: “O papel das instituições científicas na consolidação do campo comunicacional”

 

APRESENTAÇÃO

A recente pandemia do Covid-19 fez com que uma grande parcela da população planetária se visse obrigada a adotar novas rotinas de trabalho. A principal delas foi a de se recolher ao isolamento e trabalhar solitariamente de casa. No entanto, para uma categoria profissional em especial, tal procedimento não foi novidade nenhuma. Pesquisadores e pesquisadoras do mundo acadêmico sempre exerceram suas atividades de forma solitária. A diferença: solitária, mas não isolada.
Como destaca Thomas Kuhn (1962), mesmo que a ciência seja colocada em prática por indivíduos, o conhecimento científico está ligado diretamente à produção de um grupo, ou seja, uma comunidade científica. E, mesmo sem que haja consenso quanto às especificidades do campo da Comunicação como ciência, há uma compreensão de que há uma comunidade científica constituída em torno de objetos e problemáticas comunicacionais semelhantes há pelo menos sete décadas. Pierre Bourdieu (1976), ao conceituar o campo científico, ressalta tal campo somente pode ser legitimado caso haja, entre outros aspectos, reconhecimento, disputas por parte dos pares e uma institucionalização do acúmulo de conhecimento gerado em seu interior.
Para além de alguns cursos e grupos de pesquisas que já se dedicavam ao campo comunicacional desde as primeiras décadas do século XX, a institucionalização formal de estudiosos da área em associações científicas data de pouco mais de 70 anos, com a criação da International Communication Association (ICA), em janeiro de 1950 – inicialmente chamada de National Society for the Study of Communication (NSSC), até 1969 –; e da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), criada em 1957 sob os auspícios da Unesco.
A conceitualização mais precisa de tal processo pode ser encontrada nas palavras de Raúl Fuentes Navarro (1994, p. 17): “La institucionalización es la manifestación más ‘objetiva’ de la constitución de un campo académico, cuando la instancias del poder social asignan o reconocen un lugar específico de la producción y reproducción del conocimiento sobre un área determinada e, implícita o explócitamente definen la orientación y el sentido (función social) que el trabajo sobre dicha área en dicho lugar denerá de cumplir para reforzar su legitimidad”.
Em um momento em que as pessoas estão se isolando cada vez mais, ao mesmo tempo em que instituições sociais e políticas estão sendo mais atacadas, esta edição da Revista da Alaic tem como objetivo destacar a importância da congregação de ideias e ideais. E o lugar ideal para que isso ocorra são nos congressos e nas entidades científicas.
Neste dossiê, queremos resgatar o papel e a força da comunidade acadêmica ressaltado a importância de associações de fora do eixo hegemônico, tais como Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, desde 1977; Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, desde 1978; Amic - Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación, Felafacs - Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social, ambas desde 1979; Aboic - Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación, de 1981; Fadeccos - Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social, de 1983; e tantas outras, inclusive coirmãs da América Latina e da Península Ibérica, que vieram se constituindo para legitimar a consolidar a comunidade e o campo comunicacional ao longo dos anos.

Sugestão de tópicos a serem abordados:

  • Histórico da associação
  • Principais linhas de pesquisas e ações desenvolvidas
  • Abordagens teórico-metodológicas empregadas
  • Contribuições para o campo científico na região
  • Personalidades de referência
  • Inserção internacional

REFERÊNCIAS

Bourdieu, Pierre (1976). Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, p. 88-104.

Fuentes Navarro, Raúl (1994). La institucionalización del campo académico – un primer acercamiento comparativo. Revista Intercom, v. 17, n. 1, p. 10-32.

Kuhn, Thomas S. (1962). The structure of scientific revolutions. University of Chicago Press: Chicago.


ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS E AUTORES
Data limite para envio de artigos: 12.06.23
Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/about/submissions

COORDENADORES DO DOSSIÊ
Edgard Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
Contato: edgard.reboucas@ufes.br
Helena Sousa, Universidade do Minho, Portugal
Contato: helena@ics.uminho.pt