MUDANÇAS DE ROTA: QUANDO O DIRETOR SE TORNA PERSONAGEM DE UM DOCUMENTÁRIO

Autores

  • Bertrand de Souza Lira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Resumo

Nosso propósito é discutir as mudanças de percurso no modo de representação originalmente adotado no processo de realização de um documentário, analisando dois casos em que o diretor passa de observador a personagem, numa abordagem nitidamente performática, e em alguns momentos também reflexiva, como podemos identificar no curta-metragem Oferenda (Ana Bárbara Ramos, 2011) e no longa-metragem Santiago (João Moreira Salles, 2007).

Palavras-chave: Documentário; Modos de Representação; Documentário Performático.

 

Abstract

Our purpose is to discuss changes of route in the mode of representation originally adopted in the process of making a documentary, analyzing two cases in which the director turns from observer into character, in a distinctly performative approach, as well as certain reflective moments, as we can identify in the short film Offering (Ana Bárbara Ramos, 2011) and in the feature film Santiago (João Moreira Salles, 2007).

Keywords: Documentary; Modes of Representation; Performative Documentary.

 

Resumen

Nuestro propósito es discutir los cambios de ruta en el modo de representación adoptado originalmente en el proceso de realización de un documental, analizando dos casos en los que el director pasa de observador a personaje, en un enfoque nítidamente protagónico – también reflexivo en algunos momentos - como podemos identificar em el cortometraje Oferenda (Ana Bárbara Ramos, 2011) y em el largometraje Santiago (João Moreira Salles, 2007).

Palabras clave: Documental; Modos de Representación; Documental Performativo.

Biografia do Autor

Bertrand de Souza Lira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Metodologias da Comunicação. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a tese “Luz e Sombra: uma interpretação de suas significações imaginárias nas imagens do cinema expressionista alemão e do cinema noir americano.” É professor efetivo do Depto de Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPB (disciplinas ministradas: Estética do Som e da Imagem, Argumento e Roteiro, Oficina de Vídeo I (Realização de documentário). É coordenador do Grupo de Estudos, pesquisa e Produção em Audiovisual (Geppau).

Downloads

Publicado

21.10.2014

Como Citar

LIRA, B. de S. MUDANÇAS DE ROTA: QUANDO O DIRETOR SE TORNA PERSONAGEM DE UM DOCUMENTÁRIO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 11, n. 20, 2014. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/159. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos / Artículos