A PUBLICIDADE NO CONTEXTO DAS POSTAGENS EFÊMERAS NO INSTAGRAM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Danielle Correia Neves Abreu Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juciano de Sousa Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.639

Palavras-chave:

Imagens efêmeras, Publicidade, Revisão integrativa, Mídias

Resumo

Esta investigação tem o objetivo de compreender como a publicidade contemporânea se insere na problemática das imagens efêmeras, tendo como estudo de caso o ambiente dos Stories do Instagram. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa partindo do seguinte questionamento: como se apresenta a publicidade no universo das postagens efêmeras no Instagram? A revisão indicou um panorama carente de investigação no que diz respeito às imagens efêmeras na publicidade. Contudo, a revisão nos revelou novas formas de publicidade que contribuem para compreender, na perspectiva dos Stories, o universo ao qual as marcas estão promovendo interação.

Biografia do Autor

Danielle Correia Neves Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudo da Mídia (UFRN) na linha de pesquisa Estudo da Mídia e Práticas Sociais. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma/UFRN/CNPq). Possui Graduação em Comunicação em Mídias Digitais (UFPB). Tem experiência e interesse nas áreas de ciberpublicidade, interação e redes sociais. Possui experiência profissional em design editorial e gráfico, criação e edição de vídeo e fotografia, design instrucional, além de roteirização de vídeos para educação à distância.

 

Juciano de Sousa Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente e membro do Núcleo Docente Estruturante do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) como bolsista da Capes/Programa de Estágio Sênior no Exterior/ Processo nº 88881.120875/2016-01 (2017-18). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN). É pesquisador do projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Coordenou na UFRN o PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - 2014-17). Coordenou o GT Comunicação e Cidadania da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, para o exercício 2017-2018. Coordenou na UFRN a pesquisa Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha (Programa CAPES/DGPU, nº 40/2014/Modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - Unisinos/UAB-Espanha/UFRGS/UFRN - 2014-16). Foi organizador do X SEMINÁRIO INTERNACIONAL METODOLOGIAS TRANSFORMADORAS DA REDE AMLAT E V SEMINÁRIO DISCENTE DA REDE AMLAT (2016). É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva - LAPECCOS/UFRN (http://lapeccos.wordpress.com/). É membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária, integrado pelo LECC/UFRJ, LAPECCOS/UFRN e LACCOPS/UFF. É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (2011-2013). Foi Coordenador (2013/14) e Vice-Coordenador (2011/12) do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Coordenou o Programa Viva Mãe Luiza (Extensão, Ensino e Pesquisa), financiado pelo Edital PROEXT-2014-MEC-SESU.

Downloads

Publicado

23.12.2020

Como Citar

CORREIA NEVES ABREU, D.; DE SOUSA LACERDA, J. A PUBLICIDADE NO CONTEXTO DAS POSTAGENS EFÊMERAS NO INSTAGRAM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.639. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/639. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social