Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é uma publicação quadrimestral editada pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Trata-se de um periódico científico de alcance internacional, cujo objetivo principal é promover a difusão, democratização e o fortalecimento da escola do pensamento comunicacional latino-americano. Também é seu propósito ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica mundial e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade no continente.

 

Dirigido a pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais do campo da Comunicação, este periódico acolhe, em fluxo contínuo, trabalhos originais e inéditos que abordem temas relevantes e abrangentes no contexto latino-americano, em autoria individual ou coletiva, escritos em português, espanhol ou inglês. A revista apenas publica textos de autoria individual escritos por doutores. No caso de autoria coletiva, ao menos um dos coautores deve ser doutor.

 

É um projeto sem fins lucrativos: não são realizados pagamentos aos autores e não é cobrado nenhum custo de processamento ou de publicação do material. 

Somente serão publicadas as produções redigidas, rigorosamente, em conformidade com as normas presentes na revista (Diretrizes para Autores) e que tenham sido aprovadas pelo conselho editorial. O periódico está indexado nas bases de dados Directory of Open Access Journals e Latindex.

 

Os trabalhos submetidos à revista podem pertencer a qualquer uma das categorias listadas a seguir:

 

Artigos: reflexões de pesquisadores latino-americanos, artigos especiais, análises, reflexões e conclusões sobre temas acadêmicos ou profissionais; descrição de pesquisas, metodologia, análise de resultados e conclusões no âmbito dos estudos de Comunicação. Todos os textos publicados devem referir-se à área de Ciências da Comunicação.

Entrevistas: discussões com personalidades de interesse para a pesquisa em Comunicação na América Latina.

Resenha: reflexões sobre obras do campo da Comunicação publicadas nos últimos 24 meses.

Estudos: relatos institucionais vindos de programas e cursos de pós-graduação da área de Ciências da Comunicação, bem como de grupos e centros de pesquisa institucionais que abordem as suas constituições históricas, suas linhas e áreas de pesquisa e suas formas de atuação no contexto local, nacional e internacional no campo da Comunicação.

ISSN 1807- 3026

Processo de Avaliação pelos Pares

Desde que o material submetido para avaliação esteja no Foco e no Escopo do periódico e que siga as normas gerais e específicas para a submissão online, as colaborações recebidas participarão de processo de avaliação às cegas, com análise e julgamento. 

 

Os textos que atendam aos requisitos poderão ser aceitos para continuar com o processo de revisão. Nesta primeira fase serão revistos pelos Editores da Revista.

 

Processo de avaliação às cegas por pares

Após análise inicial dos Editores, os textos serão encaminhados para dupla arbitragem para sua respectiva avaliação às cegas (sem qualquer tipo de identificação), por pares acadêmicos.

 

A avaliação nas duas instâncias levará em consideração: a originalidade da abordagem, o rigor metodológico e científico, a atualidade do tema, a importância das contribuições, as normas da revista, além do respeito para padrões acadêmicos, éticos, editoriais e de redação.  

 

A avaliação dos textos será confidencial e será expressa em relatório de pares que indicará aceitação, aceitação condicional ou rejeição do texto.

 

Caso o artigo obtenha aceitação condicional, os Editores da revista enviarão o relatório ao autor para que faça os ajustes correspondentes. O autor tem total liberdade para fazer correções ou não. A revista publicará apenas textos totalmente aceitos.

 

Em caso de controvérsia, a revista poderá encaminhar o artigo para nova avaliação.

Se o texto for aceito ou rejeitado, a revista notificará seu autor através da respectiva comunicação.

 

As opiniões expressas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem necessariamente a posição dos editores da publicação. 

 

Periodicidade

A Revista tem formato digital. Sua periodicidade é quadrimestral, com os seguintes ciclos de publicação: 

 

Janeiro – abril (Publicação em maio)

Maio e agosto (Publicação em setembro)

Setembro – dezembro (Publicação em janeiro do ano seguinte)

 

A Revista não tem fins lucrativos e se constitui em um espaço para publicação de dossiês, artigos de pesquisa, entrevistas, resenhas e estudos sobre Comunicação, no cenário amplo e diverso da América Latina. Não há remuneração e nenhum tipo de pagamento pelas contribuições.

 

Pesquisadores interessados ​​em colaborar deverão submeter seus artigos pela plataforma. Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a secretaria da Revista: revistalaic@usp.br.

 

Política de Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização do conhecimento através do acesso livre, aberto, transparente, ético e gratuito a todo o conteúdo publicado.

 

Responsabilidades dos Autores  

Os autores dos textos submetidos assumem a responsabilidade do material ser produto de autoria intelectual própria.

 

É de responsabilidade dos autores a identificação de todos os dados e referências utilizadas, com os respectivos créditos necessários.

 

Os autores declaram que os materiais submetidos à Revista estão totalmente livres de direitos do autor, se responsabilizar por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação, relacionados com os direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade o periódico e as/os editoras/es do mesmo. 

 

As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. 

 

É, igualmente, de responsabilidade do(s) autor(es) o total respeito aos padrões éticos da pesquisa científica (não (autoplágio, crédito de autoria, veracidade da informação, dados precisos e corretos, referências completas etc.), bem como aos princípios éticos da área e do campo de conhecimento ao qual o texto se reporta.