SIGNIFICADOS DA "DIGITALIZAÇÃO" OU DE UM PARADOXAL ESTADO ENTRE MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE

Autores

  • Eli Borges Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.635

Palavras-chave:

Digitalização, Algoritmos, Materialidade, Imaterialidade

Resumo

A hipertrofia da presença das tecnologias digitais nos mais variados campos da vida social sugere a necessidade de discuti-las para além de seus usos ou aplicações especificamente práticos ou técnicos. A partir de uma abordagem teórica, este artigo propõe chaves de leitura que nos ajudem a compreender o que aqui definimos como "digitalização". Depois de apresentar acepções do termo e de sustentar porque dele nos valemos neste texto, passamos propriamente a nossa definição do que seria "digitalizar" algo, processo que parece articular, de modo particular, uma "intermediária" e "problemática" relação entre materialidade e imaterialidade.

 

Biografia do Autor

Eli Borges Junior, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição e em Filosofia pela FFLCH/USP. Foi bolsista de doutorado da FAPESP (Bolsa no País: Processo n. 2016/03588-7), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Atua como pesquisador no Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP.

Downloads

Publicado

23.12.2020

Como Citar

BORGES JUNIOR, E. SIGNIFICADOS DA "DIGITALIZAÇÃO" OU DE UM PARADOXAL ESTADO ENTRE MATERIALIDADE E IMATERIALIDADE. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.635. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/635. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social