CIDADES-ARQUIPÉLAGOS: AS METRÓPOLES COMO SISTEMAS ABERTOS E UM OLHAR A PARTIR DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Cíntia Sanmartin Fernandes
  • Victor Belart
  • Flávia Magalhães Barroso Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.720

Resumo

Praticando errâncias por ambientes urbanos, compreendemos que determinadas cidades se delineiam enquanto arquipélagos (ilhas-redes) e não como uma unidade moderna (centro-periferia). Neste artigo, praticamos uma corpografia pelas ruas do Rio de Janeiro e consideramos a mutabilidade constante das conformações dos espaços pelas experiências sonoros-musicais.  Investigamos um processo de comunicação-comunhão entre práticas estéticas, sonoras, sensíveis e visuais que se articulam na cidade. Essas coexistências comunicam-se nas cidades-arquipélagos por meio de “portas e pontes” (em todas suas modulações técnicas e imaginárias), como sugeridas por Simmel (2013). O trabalho integra as pesquisas das Cartografias Sensíveis das Cidades Musicais do Rio de Janeiro, elaboradas pelos grupos CAC-UERJ e NEPCOM-UFRJ

Biografia do Autor

Cíntia Sanmartin Fernandes

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq e Procência-UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom-UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa - Comunicação, Arte e Cidade (CAC).

Downloads

Publicado

04.10.2021

Como Citar

FERNANDES, C. S.; BELART, V.; BARROSO, F. M. CIDADES-ARQUIPÉLAGOS: AS METRÓPOLES COMO SISTEMAS ABERTOS E UM OLHAR A PARTIR DO RIO DE JANEIRO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.720. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/720. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social