https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/issue/feedRevista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación2025-02-13T23:14:02-03:00ALAIC - Secretariarevista@pubalaic.orgOpen Journal Systems<p>A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é editada pela ALAIC - Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação. É uma revista científica trimestral, de abrangência internacional, que tem como principal objetivo promover a divulgação, democratização e fortalecimento da escola latino-americana de pensamento comunicacional. Visa também ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica mundial e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade no continente. ISSN 1807-3026</p>https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1218Os Estudos da edição em diálogo com o campo ibero-americano da comunicação2025-02-13T23:14:02-03:00José de Souza Muniz Jr.jmunizjr@gmail.comIñaki Vázquez Álvarezinakivazquez@gmail.comDaniel Badenesdanibadenes@gmail.com2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1183Tipografia cinética: imagens da escrita no contexto de multimidialidade2024-10-24T22:29:11-03:00Graziele Rodrigues de Oliveiragrazielecomz@gmail.com<p>Este ensaio discute a tendência do híbrido e da interface entre a imagem, a escrita, a oralidade e o movimento. Trata-se de um cenário de produções multimidiáticas que prezam pela diluição das fronteiras entre as linguagens. A escrita, hoje, ainda mais presente no nosso cotidiano a partir dos meios de comunicação digitais, vê-se imbricada nas características da oralidade (a função fática, o caráter gestual por meio de recursos pictóricos e/ou figurativos) e da imagem (a semântica aberta, os desenhos e formas tipográficas, a escrita como imagem). Considera-se, enfim, como os <em>lyric videos</em> e a tipografia cinética usam das multimodalidades linguísticas como criatividade semântica.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1214Anfíbia e ambígua: a formação de profissionais da edição no Brasil2025-01-20T17:02:20-03:00José de Souza Muniz Jr.jmunizjr@cefetmg.br<p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo, esboça-se um panorama crítico da formação de profissionais da edição no Brasil em nível de graduação. Na primeira parte do artigo, enfoca-se o caráter duplo de sua vinculação disciplinar e institucional (Comunicação e Letras). Na segunda parte, explora-se a indefinição terminológica que, em grande medida, refrata os dilemas epistemológicos da área e os desafios impostos pelas mudanças tecnológicas recentes.</span></p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1191Editar “o ideal da beleza e do carácter” em Portugal: a Colecção Azul da Romano Torres2024-09-12T14:11:51-03:00Nuno Medeirosnmedeiros@letras.ulisboa.pt<p><span style="font-weight: 400;">Nos anos 1930, a editora portuguesa Romano Torres, pela mão do seu editor mais relevante, Carlos Bregante Torres, iniciou a publicação da Colecção Azul, de literatura categorizada como sentimental, destinada sobretudo a um público feminino. Os livros eram na sua larga maioria de origem francesa, com duas autoras como figuras principais: Max du Veuzit e Magali. Tendo sido a série de livros que maior sucesso conheceu na história da Romano Torres, a Colecção Azul foi das que mais importância teve no catálogo da editora e foi seguramente a que mais influenciou a sua saúde financeira.</span></p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1198García Canclini como um editor estranho: ficção, metaficção e autoficção a partir de uma crítica ao mercado editorial2024-09-13T19:18:56-03:00Alfredo Lèalalfredo.leal.rodriguez@gmail.com<p>Conhecido, sobretudo, pela reformulação do conceito de hibridismo para o estudo das produções culturais latino-americanas, a obra do antropólogo argentino Néstor García Canclini, exilado no México devido à última ditadura militar, não estaria completa se esqueceu de considerar o trabalho que realizou, traçando estratégias, recuperando textos e reunindo autores em cadernos e séries - sendo o mais importante a Série Culturas, da Gedisa -, na sua função de editor. Esta obra poderia muito bem ter passado despercebida se não fosse o facto de, no início do século XXI, García Canclini dar uma reviravolta na sua escrita, recuperando um estilo autoficcional do qual esteve muito próximo nos seus anos de formação em Paris -X, onde Paul Ricœur dirigiu sua tese de doutorado. A partir de dois textos fundamentais para compreender a forma como García Canclini se representa – “Desencontros entre um antropólogo latino-americano, um sociólogo europeu e um especialista americano em estudos culturais” (1999) e “Leitores póstumos” (2018) – este trabalho estudar o texto “Por que há literatura e não nada” (2014) como manifesto da poética do editor de Canclini.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1186A Comercialização de impressos no microcosmo gráfico-independente: Negalilu, Polvilho Edições e Editora Barbante2024-10-01T14:58:55-03:00Samara Mírian Coutinhosamaramirian88@gmail.comLetícia Santana Gomesleticiasantanag@gmail.comVívian Stefanne Soares Silvavivianstefanne@gmail.com<p>Neste artigo, discutiremos como as editoras independentes comercializam suas produções impressas. Denominamos, a princípio, de microcosmo gráfico-independente o grupo de 197 publicadores que comercializavam na Banca Tatuí. Esta é uma banca-livraria física e digital paulista, capitaneada por João Varella e Cecília Arbolave que congrega muitos editores independentes, inicialmente mais ligados às artes gráficas. Selecionamos, dentre as casas editoriais filiadas, três empreendimentos, a fim de investigar mais a fundo como eles mobilizam a venda de seus exemplares: Polvilho Edições, Editora Barbante e negalilu. Para compreendermos a dinâmica desse mercado, entrevistamos os proprietários das casas editoriais supracitadas. Para amparar nossa análise, utilizamos as teorias de Pierre Bourdieu (2005) e o trabalho de Muniz Jr. (2016). Nessa discussão, nosso olhar voltou-se para as quatro maneiras pelas quais entendemos se concentrar a comercialização das independentes: as feiras de publicações, os pontos fixos de vendas, as lojas virtuais e as vendas “diretas”.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1190¿Editores “Malabaristas” o Editores Profesionales? Modalidades asociativas de distribución y comercialización del libro argentino2024-09-26T10:27:28-03:00Lucía Coppariluciacoppari@gmail.com<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">La investigación tiene como objetivo comprender e interpretar las modalidades asociativas de distribución y comercialización desarrolladas por grupos de editores, y cómo ellas son parte de las transformaciones más recientes en la circulación del libro. Examinamos las tareas que procesan un colectivo, una cooperativa de trabajo y una sociedad comercial para resolver un procedimiento crítico en la cadena de valor del libro, como es la distribución de ejemplares de material físico en las librerías.</span></span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">La pregunta abierta es: ¿cómo funcionan la figura del editor “malabarista”, con múltiples tareas y vidas, y la del editor “profesional”, que emana del escenario actual de consolidación de proyectos independientes surgidos en la primera década del siglo XXI? siglo, coexistir?</span></span></p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1193Sinergias laborais entre a indústria editorial e as indústrias audiovisuais: adaptações literárias em produções audiovisuais2024-09-16T18:08:13-03:00Fernando Cruz QUintanafernandocruzquintana@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Este artigo analisa a questão das adaptações de obras literárias realizadas em plataformas de Cinema, Televisão e, sobretudo, de <em>streaming</em> de vídeo sob demanda. A abordagem não propõe uma análise formal dos produtos audiovisuais, mas sim uma análise histórica e contextual que investiga as estruturas sociais e económicas sobre as quais as indústrias audiovisuais e a indústria editorial são construídas. O texto também utiliza o conceito de <em>concentração</em> para fazer uma leitura de como, nos últimos tempos, há uma tentativa de formação de grandes grupos midiáticos com interesses em diferentes áreas da cultura.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1195Dê play e ouça o livro2024-12-18T01:16:08-03:00Eliane Hatherly Pazeliane.h.paz@gmail.comMarília de Araujo Barcellosmariliabarcellos@gmail.com<p>A digitalização no mundo editorial causou transformações nas práticas de criação, produção, circulação e consumo de obras impressas. Neste artigo, voltamos o nosso foco para um formato que vem modificando o modo como os leitores consomem essas obras: o audiolivro. O recorte são as editoras comerciais que publicam audiolivros enquanto narração de livros impressos. Neste cenário, qual o papel dos audiolivros na evolução digital do mercado editorial brasileiro? A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e referências quantitativas. O resultado aponta para a expansão do mercado de conteúdo narrado; contudo, este ainda não está consolidado no país.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1196Leitura e capitais editoriais: um estudo de caso da história em quadrinhos Arlindo2024-08-08T16:46:44-03:00Sandra Depexesandra.depexe@ufsm.brFernanda Redin Oliveirafernanda.redin@acad.ufsm.brLavínia Neres Feronatolavinia.neres@acad.ufsm.brMarina Judiele dos Santos Freitasmarina.santos@acad.ufsm.brDanielle Neugebauer Willedanielle.wille@ufsm.br<p>O estudo de caso aborda a história em quadrinhos (HQ) Arlindo, originalmente publicada no Twitter (atual X) e lançada em versão impressa pela Editora Seguinte por financiamento coletivo. Com base em John B. Thompson (2013, 2021), pontuamos sobre as mudanças que a revolução digital tem provocado no campo editorial, com ênfase aos suportes de publicação e leitura, e refletimos sobre os capitais editoriais inerentes ao caso. Como resultados, apontamos que o capital informacional da base de leitores contribuiu para o sucesso da campanha de financiamento coletivo, demonstrando os vínculos entre os capitais simbólico e econômico.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1210A Circulação de livros e a formação de leitores na Argentina2024-11-08T16:26:29-03:00Cecilia Gascómariaceciliagasco@gmail.com<p class="western" lang="es-AR" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">O livro reconstrói o processo de consolidação da indústria editorial argentina e de formação de leitores durante as décadas centrais do século XX. Através da identificação de espaços, discursos e intervenções de intelectuais, o autor analisa os modos de circulação dos impressos e as mudanças nas representações do livro e da leitura que caracterizaram a história cultural do período.</span></span></span></p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/121720 anos da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación2025-02-13T21:44:40-03:00Margarida M. Krohling Kunschmkkunsch@usp.br2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónhttps://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1211John B. Thompson: Temos que integrar a mudança tecnológica à teoria dos campos2024-11-08T16:40:37-03:00José de Souza Muniz Jr.jmunizjr@gmail.comIñaki Vázquez Álvarezinakivazquez@gmail.comDaniel Badenesdanibadenes@gmail.com<p>En esta entrevista, el investigador británico defiende la vigencia de la teoría bourdiana para pensar un sector que atravesó profundas transformaciones en las últimas décadas, repasa las herramientas metodológicas de los estudios de la edición y asegura que no se puede comprender a esta industria sólo con datos cuantitativos. Además, actualiza el debate sobre la concentración con el caso de Amazon, aborda problemáticas actuales de la edición académica y reflexiona sobre los desafíos planteados por la Inteligencia Artificial y los grandes modelos de lenguaje.</p>2025-02-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación