PEDAGOGIA DO JORNALISMO: NARRATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA TELA DA TV

Autores

  • Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz ESPM/RJ

Resumo

Resumo:

Este artigo procura demonstrar como a análise de três programas brasileiros de televisão sobre responsabilidade social empresarial sublinha o caráter narrativo do jornalismo contemporâneo, ao mesmo tempo em que destaca o uso do melodrama como recurso pedagógico para a absorção de novos conceitos em circulação no ambiente social.

Palavras-chave: Televisão; Jornalismo; Narrativa; Responsabilidade Social.

Resumen:

En este artículo se explica cómo el análisis de tres programas de la televisión brasileña acerca de la responsabilidad social de las empresas destaca el carácter narrativo del periodismo contemporáneo, además de resaltar el uso del melodrama como recurso educativo para la absorción de nuevos conceptos en el movimiento en el entorno social.

Palabras clave: Televisión; Periodismo; Narrativa; Responsabilidad Social.

Abstract:

This article explains how the analysis of three Brazilian television programs on corporate social responsibility stresses the narrative character of contemporary journalism, while highlighting the use of melodrama as an educational resource forthe absorption of new concepts in movement in the social environment.

Keywords: Television; Journalism; Narrative; Social Responsibility.

Biografia do Autor

Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz, ESPM/RJ

Graduada em Jornalismo, Mestre em Comunicação e Cultura e Doutora em Comunicação e Cultura, títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da ESPM/RJ. Pesquisadora da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Organizações da ESPM/RJ, linha de pesquisa Desafios da comunicação integrada nas organizações hoje; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Organizacional da UNB.

Downloads

Publicado

21-02-2014

Edição

Seção

Comunicações Científicas / Comunicaciones Científicas