A política entra na dança

entretenimento e cultura pop como recursos de visibilidade nas plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1014

Palavras-chave:

política, entretenimento, cultura pop, plataformas digitais

Resumo

No livro "Política, cultura pop e entretenimento: o provável encontro que está transformando a democracia contemporânea", os autores Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques argumentam que a política está cada vez mais presente no cotidiano, seja na arte, na cultura pop ou nas mídias. A publicação discute como o entretenimento e a cultura pop podem abordar questões sociais latentes, enquanto a política aprende a falar a língua do público, utilizando a linguagem da mídia para alcançar maior visibilidade e atenção. Os autores destacam como celebridades midiáticas têm se envolvido em questões políticas e sua capacidade de mobilização. Dentre os diversos tópicos trazidos destacam-se a relação entre política e entretenimento, a influência dos fãs, a polarização política, o uso do humor, as estratégias de visibilidade, a importância da imagem e dos memes, a música como ferramenta política, os debates e as lives políticas, e os desafios das fake news e da desinformação. No contexto atual de midiatização profunda e plataformização, a obra argumenta que as relações são cada vez mais mediadas, principalmente no ambiente digital.

Biografia do Autor

Carolina Frazon Terra, Universidade de S.Paulo

Carolina Frazon Terra concluiu seu pós-doutorado abordando organizações e influência Digital. É líder do grupo de pesquisa InfluCom (influência, comunicação e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais), pesquisadora do grupo de pesquisa Com+ (Comunicação, Mídia e Jornalismo Digitais) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, consultora de mídias sociais e relações públicas digitais, professora stricto sensu na Faculdade Cásper Líbero e em pós-graduações da Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros, entre eles Blogs Corporativos: Modismo ou Tendência?; Mídias Sociais e Agora?; Marcas Influenciadoras Digitais e Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais.

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

FRAZON TERRA, C. A política entra na dança: entretenimento e cultura pop como recursos de visibilidade nas plataformas digitais. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1014. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1014. Acesso em: 28 abr. 2024.