ABPCom

o caminhar coletivo por uma comunicação popular, comunitária e cidadã no Brasil

Autores

  • Maria Cristina Gobbi Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Mariana Ferreira Lopes Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
  • Ingrid Gomes Bassi Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i43.1022

Palavras-chave:

Comunicação, Cidadania, ABPCom, Comunicação Comunitária, Brasil

Resumo

A Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom) tem ampliado os espaços de estudos e de pesquisas sobre cidadania comunicativa. Sua trajetória de mais de 15 anos e as contribuições dos seus associados demonstram que as comunicações alternativa, popular e comunitária estão presentes no escopo central das reflexões críticas apresentadas nas atividades propostas. As abordagens teóricas e empíricas evidenciam as hiperligações que conectam e direcionam para a comunicação cidadã, seus atravessamentos e transversalidades reconhecendo as vivências individuais e coletivas como parte do processo comunicativo.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gobbi, Unesp - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Livre docentente em História da Comunicação e da Cultura na América Latina. Pós-Doutora pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo. Bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Coordenadora da pesquisa sobre o Panorama da Comunicação e das Telecomunicações 2012-2013. Vice-coordenadora do Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Pensamento Comunicacional Latino-Americano” do CNPq. E-mail: mcgobbi@terra.com.br ou cristina.gobbi@unesp.br.

Mariana Ferreira Lopes, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela FAAC/Unesp e professora da FAC/UnB. É membro da diretoria da ABPCom (gestão 2021-2023) e dos grupos de pesquisa Conjor (2023), Coletivo ComFreire (2022) e Comuni (2020).  

Ingrid Gomes Bassi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Pós-doutora em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo

Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Comunicação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Downloads

Publicado

15.11.2023

Como Citar

GOBBI, M. C.; LOPES, M. F.; BASSI, I. G.; SILVA JÚNIOR, C. H. F. ABPCom: o caminhar coletivo por uma comunicação popular, comunitária e cidadã no Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i43.1022. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1022. Acesso em: 27 abr. 2024.