SOCICOM

uma federação de entidades científicas na defesa da Ciência e da Democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i43.1023

Palavras-chave:

Campo, Comunicação, SOCICOM, Políticas científicas

Resumo

Este artigo aborda a trajetória da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação-SOCICOM como importante ator político e impulsionador das instituições do campo. Busca-se ressaltar a importância desse tipo de organização institucional para o reconhecimento social do campo científico e luta por uma sociedade democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

Ruy Sardinha Lopes, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Ex-presidente da União Latina de Economia Política da Informação,  Comunicação e de Cultura- ULEPICC-Br e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação-SOCICOM

Ana Regina Rêgo, Universidade Federal do Piauí

Jornalista pela UFPI. Especialista em Ciências Humanas pela PUC-RS,  Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP, com Estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ.  Ex-Presidenta da Associação de Pesquisadores em História da Mídia-ALCAR e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação-SOCICOM. Criou e coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação-RNCD. Professora do PPGCOM-UFPI e Pesquisadora do CNPQ. 

Downloads

Publicado

15.11.2023

Como Citar

LOPES, R. S.; RÊGO, A. R. SOCICOM: uma federação de entidades científicas na defesa da Ciência e da Democracia . Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i43.1023. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1023. Acesso em: 28 abr. 2024.