A Construção do Campo Comunicacional Brasileiro

discurso e Percurso da INTERCOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i43.1032

Palavras-chave:

INTERCOM, Comunicação, Ciências da Comunicação, Democracia

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve análise histórica da atuação da INTERCOM, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com o objetivo de situá-la no processo de consolidação do campo comunicacional. O texto se divide em três momentos: (i) apresentam-se elementos teórico-metodológicos adotados, relativos à abordagem neoinstitucionalista e à estratégia da narrativa analítica; (ii) análisa-se a trajetória da entidade científica; e, por fim, (iii) destaca-se o papel desempenhado pelo professor José Marques de Melo nessa trajetória, o qual completaria 80 anos em 2023.

Biografia do Autor

Juliano Domingues, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas e do Programa de Pós-graduação em História, ambos da Unicap. Pesquisador associado da Tulane University (EUA), onde foi Fulbright Visiting Faculty. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), gestão 2023-2026. Pesquisador bolsista do CNPq (PQ).

Giovandro Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), gestão 2017-2023. Pesquisador bolsista do CNPq (PDE/PQ).

Downloads

Publicado

15.11.2023

Como Citar

MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA, J.; MARCUS FERREIRA, G. A Construção do Campo Comunicacional Brasileiro: discurso e Percurso da INTERCOM. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i43.1032. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1032. Acesso em: 28 abr. 2024.