Plataformização e rádio expandido

as redes coletivas de podcasts no contexto das plataformas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1046

Palavras-chave:

Redes Coletivas, rádio expandido;, Podcast, Invisibilidade, colaboração

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os impactos da plataformização na formação de redes de divulgação coletiva de podcasts criadas no Brasil. A partir de entrevista semiestruturada com representantes de grupos sociais tradicionalmente marginalizados e subalternizados no Brasil, como mulheres, comunidades LBTQIAP+, população negra, entre outros, os dados demonstram que a luta contra a invisibilidade nas plataformas digitais de áudio permitiu o encontro e a troca de experiências entre os participantes, um enfrentamento à desigualdade e a colaboração mútua dos grupos na defesa de direitos de grupos subalternizados.

Biografia do Autor

Luãn José Vaz Chagas, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Diretor Regional da Intercom, Coordenador da Rede de Pesquisadores em Radiojornalismo da SBPJOR e membro do Núcleo de Estudos de Rádio (UFRGS). Email: luan.chagas@ufmt.br

Luana Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (UFOP) e do Núcleo de Estudos de Rádio (UFRGS). E-mail: lviana.s@hotmail.com

Antonio Carlos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Jornalista, graduado em Comunicação Social/habilitação Jornalismo pela UFJF/MG em 1993. É mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFMT em 2023 e mestre em História pelo PPHIS/UFMT em 2005. Em Cuiabá, trabalha como repórter na TV Vila Real (Record) e produtor na emissora pública legislativa TV Assembleia.

Downloads

Publicado

25.01.2024

Como Citar

VAZ CHAGAS, L. J.; VIANA, L.; SILVA, A. C. Plataformização e rádio expandido: as redes coletivas de podcasts no contexto das plataformas. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1046. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1046. Acesso em: 27 abr. 2024.