Estudos Radiofônicos Brasileiros

Contribuições e Perspectivas do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom

Autores

  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto
  • Álvaro Bufarah Júnior Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1099

Palavras-chave:

Estudos radiofônicos, Rádio, Rádio e Mídia Sonora

Resumo

Neste artigo discutimos os estudos radiofônicos a partir de dois eixos: a) a configuração do campo e do objeto sonoro; b) o desenvolvimento e institucionalização do principal fórum de debates e produção científica sobre o tema no Brasil, o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Apresentamos e analisamos a trajetória do GP e sua influência nos estudos radiofônicos brasileiros.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estância pós doutoral na Universidad de Extremadura (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (2021-2024) e preside o Conselho Diretivo da Rede Rubra (2021-2023). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP).

Álvaro Bufarah Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor pelo Programa de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estância pós doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (2021-2024). É membro do Grupo de Pesquisa em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa) do mesmo programa. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP). 

Publicado

25.01.2024

Como Citar

LOPEZ, D. C.; BUFARAH JÚNIOR, Álvaro. Estudos Radiofônicos Brasileiros: Contribuições e Perspectivas do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1099. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1099. Acesso em: 27 abr. 2024.