Dante Quinterno e Mauricio de Sousa: para um estudo comparado entre Argentina e Brasil

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
  • Laura Vazquez UBA e CONICET

Resumo

Resumo:

Este texto resulta de duas pesquisas, uma realizada na Argentina e outra no Brasil, que procuram identificar as características da produção industrial nos quadrinhos de Dante
Quinterno e de Mauricio de Sousa. Para cumprir esse objetivo foram feitos levantamentos documentais, revisão bibliográfica e análise de conteúdo dos quadrinhos de ambos os artistas. No âmbito conceitual, procurou-se definir os conceitos de quadrinho comercial e de quadrinho alternativo e refletir sobre suas características e sua abrangência.

Palavras-chave: indústria editorial; quadrinhos; produção empresarial e artística.

Resumen:

Este texto resulta de dos investigaciones realizadas en Argentina y otra en Brasil, para identificar las formas de producción industrial en los cómics de Dante Quinterno y Mauricio de Sousa. Para lograr ese objetivo se realizaron levantamientos de documentación bibliográfica, revisión bibliográfica y análisis de contenido de los cómics de los dos artistas. En el marco conceptual, se procuró definir los conceptos de historietas y cómics comerciales y alternativos y reflexionar sobre sus características y alcances.

Palabras clave : Indústria Editorial ; Historietas ; Producción Empresarial y Artística .

Abstract:

This text results from two surveys, one conducted in Argentina and other in Brazil, that seeks to identify the characteristics of industrial production in comics created by Dante Quinterno and Mauricio de Sousa. To accomplish this goal, a documentary research, a literature review and a content analysis of both comic artists have been made. In the conceptual framework, we tried to define the concepts of commercial and alternative comics and reflect on their characteristics and scope.

Keywords: Publishing Industry; Comics; Commercial and Artistic Production.

Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Jornalista, com pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP, professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Laura Vazquez, UBA e CONICET

Doutora em Ciências Socias pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professora no curso de Ciências da Comunicação da UBA e investigadora do CONICET. Autora dos livros: El oficio de las viñetas. La industria de la historieta argentina (Paidós, 2010) e Fuera de Cuadro. Ideas sobre historieta. Dirige o Congreso Bienal Internacional Viñetas Serias.

Downloads

Publicado

25-10-2013

Edição

Seção

Comunicações Científicas / Comunicaciones Científicas