PERSONAGEM E GRAFITE – APROPRIAÇÃO E MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v16i30.522Resumo
O texto objetiva discutir os diferentes modos de uso das imagens de personagem pelo grafite, como apropriação de marca licenciada e como criação própria. Ambas as formas se apresentam como signos intervencionistas, mas revelam movimentos antagônicos: em uma direção, a apropriação de figuras protegidas por direito autoral parte da subversão das normas de uso desses e, muitas vezes, leva à alteração de seus sentidos originais; e em outra, a criação voltada ao ato intervencionista, que atualmente encontra espaço no mercado formal. A ressignificação dos personagens, que resulta desses movimentos, se dá por meio da paráfrase e da paródia. PALAVRAS-CHAVE: PERSONAGEM; GRAFITE; HISTÓRIAS EM QUADRINHOS; APROPRIAÇÃO.Downloads
Publicado
13.08.2019
Como Citar
CARDOSO, J. B. F.; LASSALA, G. PERSONAGEM E GRAFITE – APROPRIAÇÃO E MERCADO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 16, n. 30, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v16i30.522. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/522. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).