REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NO CONFLITO NARRATIVO: QUANDO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIRA MEME
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v16i30.528Resumo
A partir de uma classificação taxonômica, baseada nos conceitos de territorialidade, representação e representatividade, este artigo sugere que os memes de internet são elementos da retórica política em disputas narrativas pelo poder nas redes sociais. Para isso, recorta-se os memes do episódio “ô Malafaia, vai procurar uma rôla”, que envolveu o pastor Silas Malafaia e o jornalista Ricardo Boechat, a fim de propor duas novas categorias taxonômicas de classificação. O resultado desta pesquisa é ressaltar a percepção de que a sátira e a ironia dos memes transpassam a comicidade e tornam-se insumo de reflexão, combate e discussão política. PALAVRAS-CHAVE: POLÍTICA; NARRATIVA; RELIGIÃO; MEMES.Downloads
Publicado
13.08.2019
Como Citar
RAMOS, R. R.; CÂMARA, U. REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NO CONFLITO NARRATIVO: QUANDO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIRA MEME. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 16, n. 30, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v16i30.528. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/528. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).