PONTO SEM RETORNO? O CASO VIVAX E A TELEVISÃO SEGMENTADA BRASILEIRA

João Damasceno Martins Ladeira

Resumo


Resumo

O artigo discute um caso específico na reestruturação das organizações responsáveis por ordenar a televisão no Brasil. Através da atenção a um empreendimento pontual, a Vivax, debate-se a inserção da televisão segmentada, a partir dos anos 90, em redes globais, coordenadas não mais no interior de fronteiras nacionais. Trata-se de ações mais estritamente pautadas pela ação econômica, relativizando a relação com forças políticas, característica da indústria cultural brasileira. A fim de abordar o aumento da complexidade típico à televisão global, debate-se o desenvolvimento e aquisição da Vivax, dado o modo como aponta para a conexão entre a televisão segmentada e setor de telecomunicações, transformando a primeira em parte das atividades da segunda.

Palavras-chave: Indústria Cultural; Globalização; Televisão.

 

Abstract

The article discusses a specific case in the restructuring of the organizations responsible for enjoining television in Brazil. Through the attention given to a specific enterprise, i.e. Vivax, one debates the insertion of segmented television as from the 90s in global networks, no longer coordinated within national frontiers. It concerns actions that are more strictly based on economic action, revitalizing the relation with political forces, a characteristic of the Brazilian cultural industry. In order to address the increase of complexity that is typical of global television, one debates the development and acquisition of Vivax, given the way that it points to the connection between segmented television and the telecommunications sector, transforming the former into a part of the activities of the latter.

Keywords: Cultural industry; Globalization; Television.

 

Resumen

El artículo discute un caso específico en la reestructuración de las organizaciones responsables de ordenar la televisión en Brasil. A través de la atención a una empresa puntal, Vivax, se va debatir la inserción de la televisión segmentada, a partir de los años 90, en redes globales, coordinadas no sólo dentro de las fronteras nacionales. Son acciones basadas estrictamente por la acción económica, relativizando la relación con fuerzas políticas, característica de la industria cultural brasilera. Para enfocar la creciente complejidad, típica de la televisión global, se debate el desarrollo y la adquisición de Vivax, dada la manera que señala la conexión entre televisión segmentada y el sector de telecomunicaciones, transformando la primera en parte de las actividades de la segunda.

Palabras clave: Industria cultural; Globalización; Televisión.

 


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